CFTV - CIRCUITO FECHADO DE TELEVISÃO

 

O sistema de CFTV é uma das soluções mais aplicadas para gestão, monitoramento e segurança.   

A MUELLER atua com visita técnica, estudos da melhor solução em sistema de câmeras para cada tipo de ambiente, incluindo-se:

 

INSTALAÇÃO - MANUTENÇÃO - PROJETO

 

  • Cabos de comunicação;
  • Câmeras;
  • Computadores;
  • DVR's;
  • Fontes;
  • HD's;
  • Monitores;
  • Nobreak's.

 

Os sistemas de CFTV's são constituidos por um conjunto de câmeras instaladas estratégicamente nos ambientes seja nas residências, empresas, prédios, comércios, galpões, em que suas imagens serão mostradas em um monitor de segurança ou, ainda, terão seus sinais modulados em um ou mais canais de televisão específicos, possibilitando a visualização em qualquer televisor do imóvel.

 

A eficácia desses sistemas é sensivelmente reduzida se as imagens geradas pelas câmeras não forem devidamente gravadas e armazenadas para garantir uma futura consulta. Para tal, devem ser utilizados gravadores de imagens que permitam recuperar tais imagens e, consequentemente, visualizar os fatos ocorridos.

 

Os gravadores de imagens ou DVR (Digital Video Recorder) são equipamentos que recebem os sinais de todas as câmeras instaladas. Dessa forma, o DVR passará a gravar todas as imagens geradas pelas câmeras por um determinado período de tempo (dias) sendo esse período diretamente proporcional à capacidade do disco rígido (HD) intalado internamente no equipamento.

 

A capacidade de armazenamento está diretamente ligada à qualidade das imagens geradas: quanto maior for a resolução das câmeras maior será o tamanho dos arquivos gerados. Outro fator importante é a forma como essas imagens serão gravadas, ou seja, pode-se gravar de forma contíua (mesmo quando a imagem permanecer estática), ocasionando um maior consumo de disco rígido, ou através da detecção de movimento, em que só ocorrerá a gravação enquanto estiverem ocorrendo alterações na imagem, reduzindo drasticamente o consumo de disco rígido.

 

Outra função importante do DVR é a possibilidade de tornarem disponíveis as imagens para a visualização remota através da internet, utilizando-se computadores, tablets ou smartphones. Com isso é possível monitorar remotamente e em tempo real tudo o que está ocorrendo no local.

 

Os equipamentos oferecem a possibilidade de integração com sistemas de automação. Tal integração é feita utilizando as entradas e saídas digitais presentes nesses gravadores. Através de uma saída (relé) do DVR é possível, por exemplo, monitorar a posição de um objeto presente em uma imagem (marcação de uma área específica na tela) e, ao ser detectado o movimento, o DVR irá acionar a saída, informando ao sistema de automação essa ocorrência e este irá ligar a iluminação do ambiente violado e enviar aos responsáveis mensagens via SMS e/ou e-mail.

 

Outra aplicação interessante é fazer com que o sistema de automação avise através de uma saída (relé) a ocorrência de um disparo de alarme ou uma situação de pânico no local. Assim sendo, o DVR recebe este sinal por uma entrada específica e registra imediatamente com fotos as imagens das câmeras no momento da ocorrência, enviando essas fotos para o e-mail registrado.