SPDA - SISTEMA DE PROTEÇÃO CONTRA DESCARGAS ATMOSFÉRICAS

 

INSTALAÇÃO - LAUDO - MANUTENÇÃO - PROJETO

 

A NBR-5410 estabelece as "prescrições para garantir a proteção de pessoas, animais domésticos e os bens, contra sobretensões causadas por contato acidental entre condutores de tensões diferentes ou defeitos no transformador, sem que essas sobretensões possam pôr em risco a segurança das pessoas e a conservação da instalação".

 

A NBR-5419 estabelece as seguintes definições para as partes que compõem um Sistema de Proteção contra Descargas Atmosféricas:

 

1. Descarga atmosférica: descarga elétrica de origem atmosférica entre uma nuvem e a terra ou entre nuvens, considerando em um ou mais impulsos de vários quilómetros.

 

2. Raio: um dos impulsos elétricos de uma descarga atmosférica para terra.

 

3. Para-raios: conjunto de captores, descida, conexões e eletrodo de aterramento.

 

4. Captor: ponta ou condutor metálico que, por sua situação elevada, facilita as descargas elétricas atmosféricas. Os captores devem ser maciços de cobre, aço inoxidável ou metal monel. Devem ser dispostos uniformemente no topo de chaminés cilíndricas, em intervalos máximos de 2,5 metros ao longo do perímetro. A altura dos captores acima da chaminé deve ser de no mínimo 0,5 metros e no máximo 0,8 metros. O diâmetro mínimo dos captores deve ser de 15mm.

 

5. Descida: condutor metálico que estabelece ligação entre o captor e o eletrodo de aterramento. Devem ser instalados, no mínimo, dois condutores de descida, situados em lados opostos da chaminé. Os condutores de descida devem ser interligados por anéis, sendo o primeiro situado preferencialmente no solo ou no máximo a 3,5 metros da base da chaminé, e outros a intervalos de cerca de 20 metros a partir do primeiro anel. Devem ser protegidos contra danos mecânicos até no mínimo 2,5 metros acima do nível do solo. A proteção pode ser em eletroduto rígido de PVC ou eletroduto rígido metálico: neste último caso, o condutor de descida deve ser conectado às extremidades superior e inferior do eletroduto. A seção mínima para os condutores de descida pode ser de cobre nu de 16mm².

 

6. Conexão de medição: instalada de modo a facilitar os ensaios e medições elétricas dos componentes de um SPDA.

 

7. Hastes: Suporte de captor de ponta.

 

8. Eletrodo de aterramento: elemento ou conjunto de elementos que assegura o contato elétrico com o solo e dispersa a corrente de descarga atmosférica na terra.

 

9. Conjunto de eletrodos de aterramento: dois ou mais eletrodos de aterramento interligados permanentemente formando uma unidade.

 

10. Resistência de terra: resistência ôhmica existente entre o eletrodo de aterramento e a própria terra.

 

11. Instalações metálicas: elementos metálicos situados no volume a proteger, que podem contituir um trajeto da corrente de descarga atmosférica, tais como: estruturas, tubulações, escadas, trilhos de elevadores, dutos de ventilação e ar-condicionado e armaduras de aço interligadas.

 

12. Interação: ação conjunta e recíproca de dois captores.

 

Uma edificação é considerada segura contra descargas atmosféricas a partir do momento em que todo o procedimento de "instalação de proteção for projetado e construído de tal maneira que os componentes da estrutura, as pessoas, os equipamentos e instalações, que estejam permanentemente em seu interior, fiquem efetivamente protegidos contra os raios e seus efeitos pelo maior espaço de tempo possível".

 

Na realidade, é praticamente impossível conseguir proporcionar uma eficiência de 100% na proteção contra descargas atmosféricas, tendo em vista que é um fenômeno não conhecido perfeitamente e que continua sendo uma fonte riquíssima de constantes pesquisas no Brasil e no mundo.

 

O melhor a fazer é seguir, no mínimo, as prescrições estabelecidas pela norma. Porém, como se trata de um fenômeno em estudo, por mais que se possa avaliar a necessidade e a importância da proteção, dimensionar e executar a instalação de todo um sistema de proteção dessa natureza, mesmo assim ocorrem acidentes de proporções imprevisíveis.